domingo, 15 de julho de 2018

Colhendo o que plantamos


“Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá”
(Gálatas 6:7).

Se há uma coisa clara na vida, é isso: colhemos o que plantamos! As pessoas podem questionar, tentar analisar a situação de forma diferente, filosofar, mas não tem jeito, a Bíblia é clara.
Conheço algumas pessoas que dizem não ter o carinho dos outros, a atenção..., mas quando olho para como essas pessoas vivem, vejo que elas não plantam coisas boas, não cativam, não conquistam, pelo contrário, vivem de uma forma a afastar todo mundo.
Quer um exemplo? Um cara é egoísta, mal educado e orgulhoso: quem gostará de ser amigo dele? Normalmente, as pessoas gostam de outras que não são egoístas, são bem educadas e não se acham superiores. Então, esse cara, um dia, reclama que não consegue fazer amigos, ninguém gosta dele... e nem percebe que ele plantou uma semente ruim. Quem planta arroz colherá arroz, quem planta feijão colherá feijão, quem planta amor colherá amor, quem planta ódio colherá ódio e pronto.
Mas a pior colheita não será na área humana, porém na espiritual. As pessoas, em sua maioria, não têm plantado nada nessa área, acreditando que estão numa boa com Deus, mesmo vivendo de qualquer jeito, afinal de contas, Deus é amor. Só que a Bíblia não diz que será assim: “Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna” (Gálatas 6:8). Deus é amor, mas também, é justiça. A lei da semeadura também acontece no mundo espiritual. Aqueles que estão plantando na carne, vivendo como se Deus não existisse, sofrerão as consequências. Mas aqueles que vivem para o Senhor, para Sua honra e Sua glória, colherão a vida eterna.
Essa é a lei da semeadura: colhemos o que plantamos.

 

O Senhor é o meu pastor


O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.
(Salmos 23:1)

         Como é bom saber que alguém cuida de nós, concorda? Duvido você discordar disso! Pensando dessa forma, fico feliz quando leio o salmo 23, que fala que Deus cuida de nós como o pastor cuida das ovelhas.
         É maravilhoso saber que não teremos falta de nada: “...de nada terei falta” (v. 1). Se o que precisamos é carinho, Deus nos dará; se precisamos de sustento, Deus nos dará; se precisamos de qualquer outra coisa, Deus nos dará. Ele supre todas as nossas necessidades, pois quer nosso bem. Deus cuida de nós.
         O versículo 2 fala de repouso e tranquilidade. Não sei você, mas considero duas coisas de grande importância para mim. Nosso mundo é muito estressante: trabalho, correria, roubos, assaltos, problemas diários (todos têm)... Com um quadro desses, somos confortados ao saber que Deus nos oferece repouso e tranquilidade. Precisamos aprender a descansar no Senhor. Quando fazemos isso, temos o nosso fardo aliviado.
         Continuando a ler o salmo 23, encontramos mais uma coisa interessante: podemos confiar no Senhor em quaisquer circunstâncias adversas, pois Ele está conosco: “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem” (Salmos 23.4). Se temos passado por problemas, sejam lá quais forem, não precisamos temer, porque o Senhor está conosco e estará todas as vezes que precisarmos de auxílio. Ele não nos abandona, não nos desampara, mas nos protege.
         Sendo assim, já tomei uma decisão: “...voltarei (habitarei na casa, em algumas versões) à casa do Senhor enquanto eu viver” (Salmos 23.6). Quero estar sempre envolvido com o Senhor, na presença dele, perto dele, em comunhão com Ele, enquanto eu viver. 


domingo, 8 de julho de 2018

Dormindo e acordando com a bênção do Senhor


“Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém”
(Salmos 3:5).

Como é bom dormir, ter um sono tranquilo, sono restaurador, concorda? Creio que sim e sei muito bem como isso faz bem ao corpo, já que tenho problemas para ter um sono desses.
Mas independente de se ter um sono longo ou curto, reparador ou não, de uma coisa tenho certeza: se torno a acordar, é porque o Senhor me sustenta. Sim, mais ninguém além dele. Depois de um dia de trabalho ou de lazer, de problemas ou não, deito na minha cama, faço minha oração, agradeço a Deus por mais um dia, durmo e, quando acordo, agradeço a Deus pela noite que se foi, porque se acordei, foi Deus quem me sustentou.
É interessante perceber o contexto do salmo 3, quando o salmista fala que “muitos são os meus adversários” (v.1), mas apesar disso, ele confiava em Deus. Devemos fazer da mesma forma, confiar em Deus independente de termos adversários ou não. Ele está sempre conosco, protege-nos, ouve-nos quando clamamos e por isso podemos dormir e acordar com a bênção do Senhor.
“Do Senhor vem o livramento. A tua bênção está sobre o teu povo” (Salmos 3:8).

Wanderson Miranda de Almeida