domingo, 21 de julho de 2019

O que você quer?


        Gosto muito da passagem de João 1.35-38, quando João está com dois de seus discípulos e, em determinado momento, Jesus passa, João diz que é o Cordeiro de Deus que está passando e... vamos ler o texto?

No dia seguinte João estava ali novamente com dois dos seus discípulos.

Quando viu Jesus passando, disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus! "

Ouvindo-o dizer isso, os dois discípulos seguiram a Jesus.

Voltando-se e vendo Jesus que os dois o seguiam, perguntou-lhes: "O que vocês querem? " Eles disseram: "Rabi", ( que significa Mestre ), "onde estás hospedado?"

        Jesus se dirige aos discípulos de João, perguntando o seguinte: "O que vocês querem?".

        Costumo dizer que essa pergunta é que nos move. Normalmente, estamos correndo atrás do que queremos, não é assim? O rapaz se interessa por uma moça, e tenta conquistá-la. Alguém quer um emprego e pede informações sobre vagas, faz concursos, procura na internet... A pessoa fica doente, quer a cura, então, compra remédios ou procura um médico. O que queremos é ou não é o que nos move?

        Pensando dessa forma, quero perguntar a você:

1.  O que você quer do mundo? Quando digo “do mundo”, estou pensando na sua vida. Você acorda e faz o quê? Talvez, trabalhe. Talvez, estude. Talvez, as duas coisas. Talvez, não faça nada. Tem gente que fica no ócio o tempo todo, a vida passa, vem a velhice, e o que a pessoa fez? Nada! Isso é lamentável! Pense em seus alvos na vida e corra atrás deles, pois, provavelmente, eles não correrão atrás de você.

2.  O que você quer da igreja? É uma pergunta para quem frequenta uma igreja local, claro. Há pessoas que querem amigos na igreja. Há pessoas que querem uma palavra de esperança, que ajude a enfrentar as dificuldades da luta diária. Há tantas expectativas em relação à igreja, mas qual é a sua expectativa? Não se esqueça de que você também é “igreja” e que Jesus, nosso exemplo, disse que veio não para ser servido, mas para servir. Creio que você poderia dar mais, servir mais, não querendo apenas “ganhar” algo da sua igreja.

3.  O que você quer de Jesus? No texto citado acima, os discípulos de João, ao serem perguntados por Jesus sobre o que queriam, fizeram uma pergunta: “‘Rabi’, (que significa Mestre), onde estás hospedado?’”. Acho até estranho isso. Eles poderiam estar curiosos sobre várias coisas, mas perguntaram onde Jesus estava hospedado.

Sabe, é muito importante que você saiba o que você quer de Jesus. Na Bíblia, vemos pessoas indo atrás de Jesus por vários motivos, como enfermidades, a morte de alguém da família, curiosidade, dentre outras coisas, porém, elas sabiam o que queriam, e você?  

Vejo muitas pessoas perdidas, envolvidas por ensinamentos distantes do que Deus diz, mas estão achando que está tudo bem.

Jesus é a luz do mundo e o único que pode mudar sua história. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Ele é o Senhor e o Salvador. Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele é aquele pode tirá-lo das trevas e levá-lo para a luz. O que você quer de Jesus?

        Sua vida tem sido a resposta a cada uma dessas perguntas e a tantas outras. Você vive de acordo com o que você quer, sendo assim, eu lhe pergunto: O que você quer?





segunda-feira, 15 de julho de 2019

Jesus, a cura para os cegos


         Cegos, completamente cegos. Como há gente cega neste mundo! Não estou falando da cegueira física, mas da espiritual.
         Olhando para o texto de Marcos 10.46-52, encontramos algumas lições interessantes, para entender sobre o que é necessário para curar essa cegueira.
         O cego Bartimeu estava assentado, “junto do caminho”, mendigando. Ele estava à margem da sociedade, vivendo de uma forma não digna. Quando olho para o nosso mundo, vejo pessoas cegas espiritualmente, vivendo da mesma forma. Em alguns momentos elas até podem parecer estar por cima, mas estão vivendo à margem, longe da “visão sadia”. São pessoas que não conseguem enxergar que este mundo é ilusão, estão precisando de visão espiritual.
         Mas é interessante notar que o cego Bartimeu, ao ouvir que Jesus estava passando, começa a chamar por Ele. Quando nossa sociedade corrompida e perdida começa a clamar por Jesus, a esperança retorna. É em Jesus que a visão pode ser restaurada.
         O versículo 48 diz que a multidão repreendia Bartimeu, para que ele se calasse. É impressionante como a multidão, usada por Satanás, tenta impedir as pessoas de terem a visão restaurada. Bartimeu clamava: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”, mas a multidão queria que ele se calasse. Ainda bem que ele não desistiu. Quando alguém está querendo ter a visão restaurada e clama por Jesus, não pode desistir diante da multidão. Os problemas virão, a resistência aparecerá, mas, como o cego Bartimeu, o foco tem que continuar na cura, em Cristo.
         Devido à persistência de Bartimeu, Jesus pede que o chamem. É o que diz o versículo 49. A lição que aprendo aqui é que Jesus nunca deixa de atender a um coração ferido, a uma pessoa que o chama, que o busca com persistência.  
No versículo 50, vemos que Bartimeu logo se levanta e vai se encontrar com Jesus. Poderíamos falar sobre sua prontidão em atender ao chamado de Cristo, mas era isso mesmo que ele queria, seria muito estranho se não fosse agora. Na verdade, o que mais nos chama atenção nesse versículo é o fato de Bartimeu deixar a sua capa para poder se encontrar com Jesus. A capa pode significar qualquer coisa que está atrapalhando alguém de atingir determinado objetivo. E naquele momento, Bartimeu não ficaria apegado a uma capa. As pessoas ainda têm ficado apegadas a capas – quaisquer empecilhos -, desistindo de se encontrar com Jesus, porém, precisam aprender com Bartimeu, largar a capa é fundamental.
Nos versículos 51 e 52, Bartimeu se encontra com Cristo, tem a sua visão restaurada, e o texto diz que ele “seguiu a Jesus pelo caminho”.
Querido, aos cegos espirituais de nosso tempo, só há um remédio: Jesus Cristo. Se você ainda não está enxergando perfeitamente  o que Cristo está mostrando, o que a Bíblia ensina, o que os servos de Deus estão pregando, volte-se para Cristo, clame, não desista diante da multidão, e saiba que você terá a visão restaurada por Jesus, a cura para os cegos. 

        

domingo, 7 de julho de 2019

Coaching cristão


        Não sei se você já ouviu falar em coaching ou não, mas não é um bicho de sete cabeças e nem algo que veio para atrapalhar a sua vida.
        Quando falamos em coaching, estamos falando de um processo de desenvolvimento que vai analisar seu estado atual, vai ver aonde você quer chegar e traçará um plano a ser seguido, com metas e objetivos a serem alcançados. Basicamente é isso.
        E o que esse processo tem a ver com a vida cristã? Ué, você não sabe? Se você é cristão de verdade, deveria ter metas a serem alcançadas. Você não sabe o bem que isso faz.
        Mas como você pode fazer isso?
        Analise seu “estado espiritual” atual e pense a que nível você quer chegar. Seria à “estatura de varão perfeito”? Se for, a meta é enorme e exigirá muita dedicação. O que você não pode é ficar parado.
        Se você quer uma meta mais humilde para começar, – e acho melhor assim – que tal pensar em crescer espiritualmente? Todo cristão precisa disso. Mas o que fazer para crescer espiritualmente?
        Ore. A oração é essencial para o cristão. “Orai sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17). O cristão precisa ter uma vida diária de oração. Não estamos falando daquela oração antes de se alimentar ou antes de dormir. Estamos falando daquele momento quando você vai tirar um tempo para Deus e conversar com Ele.
        Há pessoas que ainda ficam tentando entender o texto acima e dizendo que não dá para ficar orando 24 horas por dia. Mas o texto não quer dizer que você deve parar com tudo e ficar de joelhos falando com o Pai. O texto quer dizer que você deve sempre estar ligado a Deus e pronto.
        Quando você estiver trabalhando, ore, fale com Deus, mesmo que seja mentalmente. Quando você estiver no seu lazer, ore, fale com Deus. Quando você estiver no “momento do nada”, ore, fale com Deus... Mas além disso, separe um tempo para conversar com Ele todos os dias. A oração é essencial para o crescimento cristão.
        Leia a Bíblia. É sério que ainda temos que falar sobre isso? Sim! Por quê? Porque os cristãos sabem que precisam se alimentar da Palavra, mas não se alimentam. E como crescer espiritualmente se não se alimentar? Não tem como.
        Mas se você é daqueles que já leem, não se dê por satisfeito. “O quê?” – você pergunta. E eu respondo: “Isso mesmo! Ler é pouco!”. Se você já lê, medite. A Bíblia diz assim: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Salmos 1:1,2). Bem-aventurado é quem medita na Palavra de dia e de noite. Se você lê, mas esquece o que leu...
        Obedeça. Você já ora e lê a Bíblia, precisa de mais o que para crescer? Obedecer. Tem muita gente lendo a Bíblia, orando, mas desobedecendo. E a obediência é tão importante assim? Claro! Leia o que diz a Bíblia: “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:22); “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (João 15:14)... e tantos outros textos. Se você quer crescer espiritualmente, precisa obedecer ao Senhor.
        Estar ligado a Jesus. Entendo que aqui temos o resumo do que já foi dito. Orar, ler a Bíblia, meditar na Bíblia e obedecer nos leva a essa ligação com Jesus. E estar ligado a Jesus é extremamente importante para o nosso crescimento. “Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:4,5).
        Para dar frutos, precisamos estar ligados a Jesus. Para nos mantermos de pé, precisamos estar ligados a Jesus. Para não desanimar, precisamos estar ligados a Jesus. Para vencermos as tempestades da vida, precisamos estar ligados a Jesus. Sem Ele não podemos fazer nada. Dá para entender a importância de nossa ligação com Ele?
        Pensar nas coisas de cima. Até pensei em encerrar antes, mas é bom lembrar disso aqui: “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra” (Colossenses 3:1,2). Gastamos muito tempo com coisas que não nos acrescentam nada, pelo contrário, atrapalham nosso crescimento espiritual. Se seguíssemos a recomendação bíblica de pensar nas coisas do alto, nossa vida espiritual seria muito melhor, muito mais edificante.
        Muita gente diz que Deus é o que têm de mais importante, mas não dão tempo a Deus. Ocupam a agenda com outras coisas e, se sobrar, dedicam algum tempo a Deus. Talvez a palavra “dedicam” nem seja a melhor para expressar o que essas pessoas fazem com relação ao seu relacionamento com o Pai.
        Pensar nas coisas de cima nos faz evitar pensamentos pecaminosos ao mesmo tempo em que nos liga ao Senhor. O que tem ocupado seu pensamento?
        Crescer espiritualmente exige algumas providências, algumas mudanças, algumas atitudes. Vamos recordá-las? Orar, ler a Bíblia, meditar na Bíblia, obedecer, estar ligado a Jesus e pensar nas coisas de cima.
        Você quer crescer? Venha participar comigo desse coaching cristão!